terça-feira, 22 de abril de 2008

3ª Sessão do Jogo "Animais"

Olá a todos:)



Nesta sessão planeámos colocar um grupo de crianças a ligar a playstation e o eye toy à Televisão... Mas será que eles conseguiram?!



Um adulto dirigiu-se com um grupo de 4 crianças até ao espaço destinado ao prolongamento (local onde se realizam as sessões de jogo). Aqui perguntou-lhes o que era necessário fazer para conseguirem jogar... De imediato as crianças começaram por apontar para a televisão e a referir que também precisavam de uma playstation e de um jogo.

O adulto lançou-lhes outra questão: "Então e vocês sabem ligar a playstation?

O pequeno grupo respondeu que sim e o adulto colocou à sua disposição as diferentes ferramentas, como forma de verificar se as crianças as conseguiam ligar.

O grupo muito entusiasmado começou por procurar os cabos de ligação. De seguida, apontavam para os locais onde estes se deveriam ligar e experimentavam a sua ligação. O adulto apoiou-os só para se certificar que os cabos estavam bem conectados. Quando a playstation já estava ligada à televisão o adulto perguntou: "Vamos ver se está tudo bem ligado... O que se faz agora?" Após um pequeno diálogo o grupo chegou à conclusão que necessitavam de ligar um botão para que começasse a aparecer a imagem na tv. Uma criança sugeriu o uso de um comando, outra apontou para o botão da playstation, ligou-o e disse que agora só precisavam de ligar a tv para ver se já aparecia alguma coisa... Todos estes passos foram efectuados e a imagem da tv estava azul... O grupo ficou um pouco desapontado, mas o adulto interferiu e disse-lhes que provavelmente necessitavam de alterar o canal da televisão, para que conseguissem que aparecesse alguma imagem... O adulto alterou o canal e splash fez-se luz no ecrã!

O adulto perguntou então se já poderiam jogar. O grupo disse que sim! Então este questionou-os outra vez: "Hum...Têm a certeza? Então já se estão a ver na televisão?".

As crianças disseram que não, que faltava alguma coisa... até que uma delas referiu que faltava aquela coisa... a... a... aquilo que aponta para nós e faz com que apareçamos na televisão.... Outra das crianças muito rapidamente disse, pois é isso! Ainda falta ligar a câmara!

O adulto reforçou a ideia dizendo; "sim, ainda falta ligar o eye toy!"

Num instante se ligou o eye toy à playstation e as crianças começaram a aparecer na televisão!

Em suma, verificou-se que o pequeno grupo seleccionado (escolhido de forma aleatória) conseguiu ligar as diferentes ferramentas utilizadas, mas para isso necessitou de alguns momentos de reflexão e de alguma orientação do adulto.


Num segundo momento da sessão as crianças puderam jogar livremente.

Seguiu-se o mesmo processo das outras semanas. Seleccionaram-se três grupos constituidos por quatro crianças (de iguais faixas etárias). Cada grupo jogou durante 20minutos aproximadamente.
O jogo seleccionado foi o dos animais. As tarefas realizadas por cada um dos grupos foram distintas.
O primeiro grupo tinha como tarefa colocar uma bola com o rabo na boca da serpente. A tarefa foi ultrapassada com êxito, mas para isso as crianças tiveram de a repetir algumas vezes, imprimindo uma grande liberdade de movimentos.

O segundo grupo tinha como tarefa pintar o camaleão. Para isso tinham de conhecer as cores primárias e secundárias, para conseguirem derrubar os baldes de tinta adequadas a cada cor pedida para o camaleão. Esta tarefa revelou-se um pouco complicada, pois quando se tratava das cores secundárias, as crianças não conseguiam realizar os movimentos necessários para derrubar dois baldes de cor em simultâneo. Mesmo assim a tarefa foi concluída com êxito.

O terceiro grupo tinha como tarefa dar amendoins a um macaco. Esta tarefa não foi ultrapassada, pois as crianças não conseguiram devolver todos os amendoins necessários ao macaco!

Em suma, as tarefas desta semana precisavam que as crianças exprimissem uma grande liberdade de movimentos, para as conseguirem ultrapassar! Por vezes o adulto necessitou de indicar e apoiar o grupo, como forma delas conseguirem realizar todos os movimentos necessários para ultrapassarem a tarefa.

Até para a semana:)



Olá...

Hoje foi dada a portunidade às crianças de serem elas proprias a ligarem a playstation. elas ficaram entusiasmadas, algumas mostrando-se ja conhecedoras de como fazê-lo. Os diferents cabos de ligação da playstation foram mostrados às crianças, com estas a identificarem-nos, quer por logica ou conhecimentos o local onde os colocar. A parte de ligar a playsttion para começar a jogar, mostrou-se do conhecimento geral, assim como a opçao de usar o comando, ou, neste caso, as maos. A camara foi ligada para iniciar a sessão, visto esta ser a única coisa que faltava. Iniciou-se desta forma o jogo dos animais, com as crianças escolhidas aleatoriamente, para o realizarem. Dos três grpos de crianças escolhidos para esta sessão, dois deles superaram a prova com êxito, à excepção do último, que não conseguiu finalizá-la. As crianças mais velhas mostraram-se mais uma vez capazes de superar sozinhas as provas, enquanto as mais novas, em certos momentos precisam de apoio...

Asta la vista...

terça-feira, 8 de abril de 2008

Os Animais

Esta semana, como estávamos a trabalhar os animais, o jogo que utilizamos foi relativo a este. O jogo consistia em salvar animais de quatro climas distintos. Desta forma, as crianças realizaram diversas tarefas, onde o objectivo só era atingido se esta fosse realizada correctamente. Visto estarem a decorrer outras actividades em simultâneo, só 6 crianças puderam jogar, individualmente, permanecendo somente quatro de cada vez, no prolongamento.
Na minha opinião, perdeu-se alguma participação. As crianças continuaram a estar motivadas, mas quem estava a assistir,não participou tão activamente como da vez anterior. Além disso, alguns problemas técnicos fizeram com o que houvesse algum tempo de espera, tornando as crianças ansiosos por começar a jogar.
Também achei que os jogos foram bem recebidos, mas tinham um grau de complexidade maior em relação aos utilizados na outra semana. As crianças necessitaram de mais auxilio. Este jogo, em comparação com o anterior tinha tarefas mais repetitivas.
Fico a espera de mais uma sessão para tirar outras conclusões!!!!!
Olá...

Etas semana introduzimos um jogo novo. Como as crianças se encontravam a prender a temática: "Os Animais", um jogo relacionado com o tema foi introduzido. As crianças teriam de salvar diferentes animais de diferentes climas. Como a maior parte das provas se jogam individualmente, e o tempo era reduzido, foram poucas as crianças que puderam participar. As crianças mostraram-se receptivas ao jogo, apesar de msotrarem algumas dificuldades, talvez por ser a primeira vez que o jogavam. Mas foram superando as provas com a nossa ajuda. Para a proxima de certeza que se sairam melhor. E é sempre divertido e motivador ver o esforço e alegria com que vão superando as diferentes provas.

Asta la vista...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Apresentação do Eye Toy no contexto Jardim-de-Infância

Olá:)

No dia 1 de Abril de 2008 implementamos a playstation e eye toy no jardim-de-infância em que nos encontramos a estagiar - Jardim-de-Infância Lamego Nº2.

A maioria das crianças do grupo já tinham contactado com a playstation e as potêncialidades do eye toy, como tal a apresentação destes instrumentos ao grupo foi muito mais simples.

O local escolhido para apresentar os instrumentos foi a sala de actividades num momento de roda, mas a prática do jogo foi realizada no espaço destinado ao prolongamento da Instituição Lamego Nº2.

Durante a apresentação dos instrumentos as crianças mostraram-se muito animadas, pois aperceberam-se que poderiam dentro de breves instantes, fazer algo que gostam muito...jogar playstation!
Este momento foi de puro êxtase, uma vez que nunca tinham tido a oportunidade de jogar playstation na sua escola.

Duração da Actividade: 30minutos.

O espaço que se destina ao prolongamento da Instituição é bastante amplo e com muita luz. Assim, estes foram os motivos pela escolha do espaço para implementar a playstation e o jogo "

Não houve nenhum motivo forte para a escolha do jogo a apresentar ao grupo.

Neste dia estavam presentes 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos.

O grupo foi organizado em forma de meia lua ao lado da TV onde estavam a passar as imagens, para que todos pudessem observar as actividades dos colegas que se encontrassem a realizar o jogo.
A selecção das crianças para jogar foi aleatória, mas procurou-se agrupar crianças de idades semelhantes para formar os pequenos grupos, para que o seu desempenho estivesse mais próximo. Assim foram organizados 5 pequenos grupos de quatro crianças para o momento da fotografia. De seguida, jogavam duas a duas, pois o jogo não permitia que mais crianças jogassem ao mesmo tempo.
No geral verificou-se que as crianças se mostraram muito empenhadas para tentar efectuar o máximo de tarefas pedidas pelo jogo. Mas por vezes teve de ser o adulto a orientar e guiar a actividade, uma vez que o jogo aplicava alguns conceitos que a criança ainda não domina na perfeição - esquerda, direita, esquivar, lançar, entre outros.
O resto do grupo (para admiração nossa) demonstrou uma posição muito calma e observadora perante o desempenho dos seus colegas que se encontravam a jogar. Por vezes batiam palmas e gritavam pelo nome dos colegas, como forma de lhes dar algum incentivo!

Cada grupo teve a oportunidade de realizar uma actividade diferente no jogo. As actividades seleccionadas foram:
  • jogo musical - as crianças tinham de bater palmas e efectuar movimentos ao ritmo da música;
  • jogo de bowlling - as crianças tinham que mandar as bolas e derrubar o máximo de pinos;
  • jogo de futebol americano - as crianças tinham de realizar diferentes tipos de movimentos - corrida, saltos, lançamentos, entre outros;
  • jogo da tropa - as crianças tinham de correr, trepar cordas, saltar e ter algum equilíbrio;
  • treino de combate - as crianças tinham de experimentar diferentes tipos de movimentos - esquivar, saltar, experimentar diferentes tipos de golpes, entre outros.

A actividade chegou ao fim e a maioria das crianças ficou muito triste, pois por vontade delas ficavam a jogar até ao final da tarde!

Ficou a promessa de para a semana jogarmos mais um pouco, pois no final de contas estamos a praticar um pouco de actividade física e a tornarmo-nos menos sedentários!

Até para a semana:)

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Olá...

Ontem introduzimos uma nova tecnologia no Jardim de Infância: A Playstation/Eye Toy. Verificamos que a grande maioria tinha conhecimento do que era o Eye Toy, e que todas conheciam a famosa Playstation. O interesse e a motivação foi bem clara por parte das crianças. a Apresentação do jogo foi feita a todas as crianças em conjunto, onde os jogos foram aparecendo em forma de sorteio, e todas tiveram a oportunidade de jogar. Todas se mostraram empenhadas em realizar as tarefas, e apoiaram-se umas às outras. quando a actividade chegou ao fim, as crianças mostraram que a aceitaram bem, mostrando tambem um grande interesse em repeti-la. Assim todas as proximas semanas, até ao final do nosso estágio, todas as terças-feiras à tarde teram oportunidade de jogar. F oi muito bom ver o entusiasmo, prazer e força de vontade com que as crianças tenteram superar as diferentes provas, tornando-se ao mesmo tempo divertido. Estou anciosa com as proximas sessões. De certeza que se esperam momentos únicos esforços insuperáveis por parte das crianças.

Asta la vista...