Olá a todos:)
Nesta sessão planeámos colocar um grupo de crianças a ligar a playstation e o eye toy à Televisão... Mas será que eles conseguiram?!
Um adulto dirigiu-se com um grupo de 4 crianças até ao espaço destinado ao prolongamento (local onde se realizam as sessões de jogo). Aqui perguntou-lhes o que era necessário fazer para conseguirem jogar... De imediato as crianças começaram por apontar para a televisão e a referir que também precisavam de uma playstation e de um jogo.
O adulto lançou-lhes outra questão: "Então e vocês sabem ligar a playstation?
O pequeno grupo respondeu que sim e o adulto colocou à sua disposição as diferentes ferramentas, como forma de verificar se as crianças as conseguiam ligar.
O grupo muito entusiasmado começou por procurar os cabos de ligação. De seguida, apontavam para os locais onde estes se deveriam ligar e experimentavam a sua ligação. O adulto apoiou-os só para se certificar que os cabos estavam bem conectados. Quando a playstation já estava ligada à televisão o adulto perguntou: "Vamos ver se está tudo bem ligado... O que se faz agora?" Após um pequeno diálogo o grupo chegou à conclusão que necessitavam de ligar um botão para que começasse a aparecer a imagem na tv. Uma criança sugeriu o uso de um comando, outra apontou para o botão da playstation, ligou-o e disse que agora só precisavam de ligar a tv para ver se já aparecia alguma coisa... Todos estes passos foram efectuados e a imagem da tv estava azul... O grupo ficou um pouco desapontado, mas o adulto interferiu e disse-lhes que provavelmente necessitavam de alterar o canal da televisão, para que conseguissem que aparecesse alguma imagem... O adulto alterou o canal e splash fez-se luz no ecrã!
O adulto perguntou então se já poderiam jogar. O grupo disse que sim! Então este questionou-os outra vez: "Hum...Têm a certeza? Então já se estão a ver na televisão?".
As crianças disseram que não, que faltava alguma coisa... até que uma delas referiu que faltava aquela coisa... a... a... aquilo que aponta para nós e faz com que apareçamos na televisão.... Outra das crianças muito rapidamente disse, pois é isso! Ainda falta ligar a câmara!
O adulto reforçou a ideia dizendo; "sim, ainda falta ligar o eye toy!"
Num instante se ligou o eye toy à playstation e as crianças começaram a aparecer na televisão!
Em suma, verificou-se que o pequeno grupo seleccionado (escolhido de forma aleatória) conseguiu ligar as diferentes ferramentas utilizadas, mas para isso necessitou de alguns momentos de reflexão e de alguma orientação do adulto.
Num segundo momento da sessão as crianças puderam jogar livremente.
Seguiu-se o mesmo processo das outras semanas. Seleccionaram-se três grupos constituidos por quatro crianças (de iguais faixas etárias). Cada grupo jogou durante 20minutos aproximadamente.
O jogo seleccionado foi o dos animais. As tarefas realizadas por cada um dos grupos foram distintas.
O primeiro grupo tinha como tarefa colocar uma bola com o rabo na boca da serpente. A tarefa foi ultrapassada com êxito, mas para isso as crianças tiveram de a repetir algumas vezes, imprimindo uma grande liberdade de movimentos.
O segundo grupo tinha como tarefa pintar o camaleão. Para isso tinham de conhecer as cores primárias e secundárias, para conseguirem derrubar os baldes de tinta adequadas a cada cor pedida para o camaleão. Esta tarefa revelou-se um pouco complicada, pois quando se tratava das cores secundárias, as crianças não conseguiam realizar os movimentos necessários para derrubar dois baldes de cor em simultâneo. Mesmo assim a tarefa foi concluída com êxito.
O terceiro grupo tinha como tarefa dar amendoins a um macaco. Esta tarefa não foi ultrapassada, pois as crianças não conseguiram devolver todos os amendoins necessários ao macaco!
Em suma, as tarefas desta semana precisavam que as crianças exprimissem uma grande liberdade de movimentos, para as conseguirem ultrapassar! Por vezes o adulto necessitou de indicar e apoiar o grupo, como forma delas conseguirem realizar todos os movimentos necessários para ultrapassarem a tarefa.
Até para a semana:)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário